Começando a conversa…

Escolas do Brasil surgiu com o desafio de conhecer realidades escolares fora do eixo Rio-São Paulo contadas através de boas histórias de pessoas reais. 

Meu nome é Caio. Sou formado em jornalismo, mas sempre atuei na área da Educação. Nos próximos meses, viajarei de Belém do Pará até São Paulo para conhecer melhor as realidades de outras cidades brasileiras e suas escolas. Contarei neste blog minhas vivências ao realizar o verdadeiro "pé no chão" em escolas públicas e privadas.

Quero ouvir as histórias que gestores, professores, alunos, funcionários, familiares e até mesmo a comunidade do entorno escolar. Espero registrar estas conversas da melhor maneira possível para conhecermos principalmente boas práticas de outras partes do país.

Desde o início, o projeto de viajar pelo Brasil foi construído colaborativamente. Criou-se uma rede de pessoas que se disponibilizaram a ouvir minhas dúvidas, dar dicas, aconselhar cidades legais para conhecer e também outras pessoas para conversar. Para descobrir escolas interessantes, fiz um mapeamento de instituições privadas e públicas que se destacaram pelas boas práticas. No entanto, ficaria muito feliz que a identificação de escolas interessantes também fosse um trabalho colaborativo. Quero ter canal aberto com leitores para sugestões, opiniões, críticas e muito diálogo. Seria espetacular formar uma rede de pessoas realmente interessadas em educação e em troca de experiências. 

Para o início desta conversa, compartilho o mapa com o roteiro inicial da viagem. Provavelmente muitas cidades marcadas se tornarão inviáveis pela distância e pelo tempo e muitas outras novas surgirão. Clique no mapa para ampliar cada região:

Confiram os pontos que pretendo conhecer. Colaborem enviando uma mensagem para meu e-mail dib.caio@gmail.com. Conto com vocês. Vamos nessa!

 

46 ideias sobre “Começando a conversa…

  1. Beleza de iniciativa! Vamos acompanhar de perto e divulgar as notícias a medida que forem chegando. É mais do que pertinente um mapeamento das boas práticas, mas acima de tudo das tentantivas, das dificuldades e da vontade de acertar! Parabéns e boa sorte em sua jornada!

    • Obrigado, Daisy! Esperamos que goste das histórias que estamos encontrando durante a viagem. Se conhecer bons exemplos, não deixe de compartilhar conosco! Muito obrigado, Caio

  2. Gostei muito da iniciativa! Vou tentar acompanhar as notícias sobre a viagem. Sempre me surpreendo com as informações que chegam sobre a educação de outros estados brasileiros e elas continuam me interessando. Acho q não vai ser diferente agora. Boa sorte!

    Até,

    Diana

    • Diana, realmente existem muitas iniciativas boas espalhadas pelo país. Muitas vezes, as melhores práticas surgem em lugares com grandes dificuldades! Continue acompanhando nossas novidades!

  3. Olá Caio, eu sinto inveja deste trabalho que você está começando a fazer, é um trabalho muito importante, uma das mais importantes iniciativas que eu ouvi falar e fiquei sabendo disto atrvés da Fatima Santos, eu sei que é fundamental este mapeamento histórico, por que só pela perquisa de ampla decampo, e não por estatisticas pequenas , é que nós vamos saber da realidade. Eu acredito em pesquisa cara acara, por que foi assim que eu descobri muitas realidades não descritas em livros de Inglês vendidados em nosso pais, e descobri que o Inglês como comércio puro não adiciona positivamente o profissional em nosso povo.
    Eu te desejo tudo de bom.

    • Neri, fiquei muito feliz com seu comentário (espero que essa inveja seja “inveja boa”!). Realmente, o “pé no chão” da escola é uma outra experiência! Vi de perto muitas histórias que só ouvia falar. Uma experiência que não tem preço!

  4. Grande iniciativa parabéns e claro sinto muito inveja pois sempre tive o sonho de realizar uma experiência do tipo. Ficarei sempre de olho no blog. 

    A ideia foi buscar escolas com os melhores indicadores? Como você chegou na seleção das escolas escolhidas?

    Tenho algumas sugestões q sempre encaminharei e parabéns novamente pela iniciativa.

    Abs! 

    • Raphael, tudo bom?

      Fiz um mapeamento buscando realmente boas práticas de Educação que realmente façam a diferença na vida dos alunos e dos professores, além dos outros atores da comunidade escolar. Muitas delas, pelo trabalho desenvolvido, têm bons indicadores. No entnato, foquei minha pesquisa principalmente conversando com profissionais que atuam em diversas áreas da Educação e também em premiações e relatórios de pesquisas sobre bons exemplos.

      Gostaria muito de saber suas sugestões. Poderia enviar para o dib.caio@gmail.com?

      Muito obrigado!

    • Amamda, muito obrigado! Vou visitar bastante ointerior de Pernambuco e da Bahia, principalmente. Como o Brasil é muito grande, não conseguirei ver tudo em um projeto só. Quem sabe um Escolas do Brasil 2 não ande mais pelo interior? Continue acompanhando!

  5. Caio:

    Parabéns! Belíssimo projeto! Também vou acompanhar e divulgar para pesquisadores interessados principalmente nas dificuldades encontradas por alunos e educadores.

  6. Caio, parabéns mesmo! São desse tipo de iniciativas que estamos precisando na educação brasileira, principalmente de transparência.

    Os dados são manipulados há muitos anos, a realidade é totalmente diferente do  que é passado na mídia.

    Temos também ótimas iniciativas de educadores realmente comprometidos. 

    O que precisar pode contar comigo.

    Sou professora estadual da E.E.Professor Paulo Rossi, que fica aqui próximo ao Clube Sirio.

    Bjs.

    • Cláudia, muito obrigado! Realmente, estou viajando o país pessoalmente para ver de perto as histórias e os projetos. Eu frequento bastante o Sírio, vamos combinar de eu conhecer a escola quando voltar da viagem?

  7. Pesquisar é sempre muito bom ! Nossa nem acredito que encontrei seu blog, Trabalhei mais de 10 anos na área da Gastronomia, Há 2 anos trabalho como Merendeira em uma escola pública na área rural, no interior do RJ. Devido as experiências observadas no último ano, resolvi me qualificar para ser futuramente uma Diretora ( Gestora ) de uma Escola Pública, de preferência de áreas afastadas ( átrea rural )onde as oportunidades demoram mais a chegar. Estou coletando experiências, ações, projetos, blogs, curtindo págs sobre educação…tudo que envolve uma boa gestão.  Vou acompanhar suas histórias com grande expectativa. Boa Sorte !

    • Daniela, demais! Muito bom saber que o blog está ajudando você. Enviei um e-mail para conversarmos melhor, gostei bastante da sua história. Até logo!

  8. Olá Caio, adorei a iniciativa.  Sou estudante de Letras e trabalharei futuramente na área na educação. Moro em Teresina – Pi. Quando tu passares por aqui, me avisas para que eu possa divulgar ou até mesmo colaborar em algo.

     

    Boa sorte!

    • Que pena, estive em Teresina por cinco dias na semana passada. Adoraria conversar com você pessoalmente. Quero muito voltar pra sua cidade para conhecer uma escola que estava com as aulas suspensas pela falta de água. Vamos nos falando!

    • Muitos! No blog, vamos buscar boas práticas na área educacional. Acreditamos que muitas histórias contadas aqui podem ajudar a solucionar problemas em outras escolas. Vamos nessa!

  9. Olá, Caio Dib…

    Impossivel a qualquer pessoa não se encantar com sua iniciativa, imagina a quem é professora de (tão sofridas) escolas públicas, em uma cidade no interior do RN. Você está realizando o sonho de muitos profissionais de educação, que é conhecer as vivências, as experiencias que dão certo, com o pé no chão, o que faz uma diferença tremenda. Conheci o blog atrvés de uma amiga em comum, a Rafaella Passos, que está atualmente em Natal. Espero que sua vinda até o nosso estado te renda boa conversa e aprendizado. Seja bem vindo ao RN. Um abraço! Patricia

     

    • Patrícia, fiquei muito feliz com seu comentário. Uma pena que não nos conhecemos antes, poderia ter parado na sua cidade para conhecer sua escola e sua história antes de vir pra Natal!

      Muito obrigado por toda a ajuda que me deu aqui! Vamos nos falando!

  10. Eu que fico feliz por ter dado tudo certo. E quando quiser voltar, será mais fácil, pois agora já conhece o caminho. Será sempre bem vindo. Terei prazer em recebê-lo e dividir contigo não só as minhas experiencias, mas também de te apresentar boas ideias de colegas. Vamos nos falando, sim. Abração!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>